Ee74bd1d c9ca 47cc 8ee3 6b5e4c2d11a5

ODS 16 | PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

Descrição

“Se queres paz, trabalha pela justiça” (Papa Paulo IV)

O QUE ESTE OBJETIVO PROPÕE

A ONU considera que a base para o desenvolvimento sustentável está na construção de sociedades fortes, inclusivas e transparentes, que atuam na manutenção da paz e do respeito aos direitos humanos. As metas do ODS 16 incluem a proteção dos direitos e liberdades fundamentais, o combate à exploração sexual, ao tráfico de pessoas e à tortura, o enfrentamento da corrupção em todos os níveis, o combate ao terrorismo e às práticas criminosas.

O QUE NÓS VAMOS FAZER

Todas as idades

  • Pedidos à Humanidade
    A proposta é elaborar mensagens de solidariedade e desejos de confraternização entre os povos para serem colocadas em um espaço da escola e organizar a leitura coletiva de algumas mensagens. Bom para: celebrações de final de ano.

Crianças e Jovens a partir do Ensino Fundamental II

  • Fórum sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
    A infância é uma fase determinante para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional dos indivíduos. Garantir às crianças um ambiente saudável, que promova sua sobrevivência, crescimento e aprendizagem de forma plena, influencia diretamente na formação da sociedade. Não é à toa que a proteção integral dos meninos e meninas é considerada “prioridade absoluta” pela Constituição Brasileira e foi amplamente debatida e detalhada no ECA. Nesta atividade, a comunidade escolar vai refletir sobre seus direitos e responsabilidades no cumprimento desta lei. Bom para: Dia da instituição do ECA (13/7), Dia da Infância (24/8), Dia das Crianças (12/10)
  • Debate sobre a Declaração dos Direitos Humanos
    Torturas, prisões arbitrárias, trabalho escravo, cerceamento da liberdade de expressão, casamentos forçados, intolerância religiosa e falta de acesso à saúde e educação são alguns exemplos de violações aos direitos humanos que ainda presenciamos. A proposta desta atividade é valorizar e disseminar a mensagem da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento de importância histórica que estabelece os direitos inerentes a todas as pessoas. Bom para: Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12)
  • Observatório dos Direitos Humanos
    Nesta atividade, os jovens vão pesquisar, registrar, sistematizar e compartilhar informações sobre a situação dos direitos humanos em suas comunidades. Assim, eles poderão observar no cotidiano os desafios que ainda precisam ser vencidos para que todos, sem exceção, tenham os seus direitos básicos respeitados. Bom para: Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12)
  • Democracia na Escola
    Com o apoio da escola, os voluntários vão incentivar o protagonismo dos alunos na resolução de problemas do cotidiano da escola ou do entorno. A ideia é mobilizá-los para que eles ajudem a transformar uma situação que considerem relevante, passando pelas etapas de detecção do problema, desenho da solução e realização da atividade prática. O resultado final pode ser desde a constituição de um grêmio estudantil, um debate sobre bullying ou até um mutirão para uma melhoria no espaço físico da escola. Bom para: Dia da Democracia (25/10).

Equipe escolar, pais dos alunos e comunidade

  • Exibição do filme “O Começo da Vida”
    Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que o desenvolvimento dos seres humanos está na combinação entre a genética herdada, a qualidade das relações que estabelecemos e do ambiente onde estamos inseridos. O filme “O Começo da Vida” é um convite à reflexão sobre como estamos cuidando dos primeiros anos de vida das crianças, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade. O filme está disponível aqui no VIDEOCAMP para exibições públicas gratuitas. Você poderá fazer o download ou exibir via streaming. Veja aqui um tutorial que ensina como utilizar a ferramenta. No anexo, você faz o download do material de apoio ao facilitador, proposto pelos próprios criadores do filme. Bom para: Dia da instituição do ECA (13/7), Dia da Infância (24/8), Dia das Crianças (12/10).
Líderes
Equipe PEB
Status
Aberta
Criado em
31/01/18