08c858a1 3730 4df2 87fc 4968c9b4ba6d

ODS 17 | PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

Descrição

“Para nós, os jovens podem fazer mais do que preencher vagas de trabalho – eles podem criá-las. E podem ajudar a consolidar a visão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, nosso plano global para as pessoas, o planeta e a prosperidade” (Ban Ki-moon)

O QUE ESTE OBJETIVO PROPÕE

Os ODS só serão realizados mediante um compromisso de cooperação entre a comunidade internacional e uma parceria global ampla que inclua todos os setores e pessoas. O ODS 17 propõe o caminho para a realização efetiva da Agenda 2030 pelos países, envolvendo esforços na arena internacional, transferência de tecnologia e o intercâmbio de dados e de capital humano.

O QUE NÓS VAMOS FAZER

A ONU reconhece a contribuição valiosa dos voluntários para o alcance dos ODS e destaca, em seu manual de informações e orientações para organizações voluntárias, que os indivíduos podem ser catalisadores da mudança de comportamento na sociedade. Entre os exemplos do que pode ser feito, o manual elenca ações de conscientização sobre a agenda 2030 e a mobilização de mais pessoas, para que elas desenvolvam o senso de oportunidade e de propriedade em relação aos desafios que enfrentam.

Crianças e jovens a partir do Ensino Fundamental I

  • Dia dos Alunos Voluntários
    O objetivo desta atividade é promover uma conversa com os alunos sobre a importância do trabalho voluntário e convidá-los para uma ação na comunidade. Podem ser envolvidos funcionários, professores e familiares, valorizando ações que sejam de fácil realização, relevantes para a comunidade e do interesse dos alunos. Bom para: Dia Nacional do Voluntariado (28/8) e Dia Internacional do Voluntariado (5/12).
  • Exposição dos Voluntários do Santander
    Nesta atividade, a proposta é mobilizar a comunidade para a ação voluntária por meio do seu exemplo pessoal. Para isso, deverá ser organizada uma exposição que divulgue a história do voluntariado, do PEB e as atividades que estão sendo realizadas neste ano. Você pode utilizar vídeos, fotos e textos a serem expostos na escola, além de realizar uma palestra. Bom para: Dia Nacional do Voluntariado (28/8) e Dia Internacional do Voluntariado (5/12).
  • Pessoas Transformadoras
    Chico Mendes, Nelson Mandela, Malala Yousafzai, Martin Luther King Jr. e outras tantas pessoas comuns, de outros países ou do Brasil, mostram que a mudança começa em nós. Os estudantes vão sair inspirados desta atividade, que propõe a pesquisa e exposição de biografias de pessoas transformadoras. Bom para: Dia Nacional do Voluntariado (28/8) e Dia Internacional do Voluntariado (5/12).
Líderes
Equipe PEB
Status
Aberta
Criado em
31/01/18