39565527 9df8 47a2 bec6 bca3b069fd15

ODS 8 | TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

Descrição

“Crescimento econômico não significa nada se as pessoas ficarem de fora” (Jack Kemp).

O QUE ESTE OBJETIVO PROPÕE

Uma economia saudável e produtiva favorece a redução da pobreza, o empreendedorismo e geração de empregos. Mas além do crescimento econômico, é necessário que cada país se esforce para que haja ocupação plena e produtiva para mulheres e homens, inclusive jovens, boas condições de trabalho, prosperidade e dignidade para todos, eliminando as desigualdades salariais, o trabalho forçado e infantil, entre outras medidas. O ODS 8 prevê, ainda, o acesso de pessoas excluídas do sistema bancário aos serviços financeiros.

O QUE NÓS VAMOS FAZER

Mercado de Trabalho – Jovens a partir do Ensino Médio

  • Feira de Profissões
    A geração de trabalho entre os jovens é um dos aspectos abordados por este ODS. Nós podemos contribuir convidando pais e profissionais de destaque na região (os próprios voluntários do PEB podem estar entre eles) para compartilharem suas histórias profissionais, ampliando as possibilidades de escolhas e incentivando o gosto pelo empreendedorismo, a economia criativa e novos mercados de trabalho. Bom para: Dia do Trabalho (1/5).

Educação Financeira – Crianças do Ensino Fundamental

  • Educação Financeira para Crianças
    São quatro dinâmicas que apresentam por meio de brincadeiras e histórias alguns comportamentos e conhecimentos importantes para uma vida financeira saudável. Bom para: qualquer época do ano.
  • Jogo Administrando seu Dinheiro
    Adequado para crianças a partir dos 8 anos, o jogo Administrando seu Dinheiro, da coleção Pais&Filhos, é uma atividade bem fácil de realizar. Baseada nas tradicionais corridas da sorte, a brincadeira ajuda a colocar em prática operações matemáticas e conceitos de empréstimos e investimentos. Os voluntários podem usar o fundo PEB para comprar a quantidade necessária de jogos (cada unidade permite até 5 jogadores) e, após a atividade, o material deverá ser doado à escola.

Educação Financeira – Jovens a partir do Ensino Médio

  • Consumo Consciente
    Comprar no impulso, sem avaliar a real necessidade e capacidade financeira, é um caminho para o endividamento. Esta atividade, que utiliza uma série de vídeos produzidos pelo Banco Central, vai ajudar o jovem a, desde cedo, repensar sua relação com o dinheiro e direcionar seus recursos para objetivos de médio e longo prazos, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais gerados pelo consumo. Bom para: qualquer época do ano.
  • Jogo da Vida Financeira
    Com este jogo, os jovens vão vivenciar os dilemas da vida financeira de forma prática e divertida. O voluntário precisará estudar o manual para conduzir o jogo e providenciar a impressão das cartas e cédulas necessárias para a brincadeira. Bom para: qualquer época do ano.

Educação Financeira – Comunidade Escolar

  • Educação Financeira na Comunidade Escolar
    Altos índices de inadimplência são prejudiciais para as pessoas e para a economia do país. Esta atividade, estruturada em três módulos, foi criada especialmente para que pessoas de baixa renda entendam conceitos financeiros básicos e tenham condições de prosperar utilizando seus rendimentos com consciência e planejamento. Bom para: qualquer época do ano.

Mulheres da comunidade escolar, alunas do ensino médio, EJA, jovens aprendizes e em formação profissional

  • Educação Financeira para Mulheres
    A capacitação das mulheres para o bom uso do dinheiro é um aspecto fundamental do empoderamento feminino. Além de contribuir para que elas tenham maior independência financeira e mais sucesso ao empreender, em geral, cabe às mães a administração do orçamento doméstico e a educação financeira dos filhos. A proposta desta atividade é realizar sessões especiais da atividade Educação Financeira na Comunidade Escolar para mulheres, dando ênfase aos aspectos mais importantes para elas. Bom para: Dia Internacional da Mulher (8/3), Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher (10/10) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).
Líderes
Equipe PEB
Status
Aberta
Criado em
01/02/18