'SEMANA ENEF 2018' foi marcada como Realizada! Não é mais possível criar ou alterar as ações relacionadas.
52489c7c 9535 4270 89b6 cef465615a63

SEMANA ENEF 2018

Descrição

O QUE A SEMANA ENEF PROPÕE

Reunir diferentes setores da sociedade em um grande esforço nacional pela promoção da educação financeira no país. De 14 a 20 de maio de 2018, os voluntários do PEB poderão participar deste movimento levando as atividades sugeridas abaixo para as escolas parceiras. A maior parte dessas atividades estão relacionadas ao ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico – e ao ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis.

  • PERÍODO: 14 a 20 de maio
  • CERTIFICADOS: agora, você poderá oferecer um certificado aos participantes. Clique aqui para baixar o modelo em Word e preenchê-lo com as informações da atividade que será realizada. Você poderá solicitar recursos do PEB para fazer a compra do toner e do papel na gramatura adequada para a impressão.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de parceiros do PEB:

Funcionário Santander: caso não haja um núcleo de voluntários em sua região, organize você mesmo uma atividade de educação financeira em sua comunidade atuando como Voluntário por um Dia. Aqui você encontra todas as sugestões de atividades sugeridas para a Semana ENEF. Basta selecionar a opção mais adequada para o público e seguir os passos descritos nos PDFs. As atividades podem acontecer em escolas, condomínios, clubes e até mesmo com a sua família.

O QUE NÓS VAMOS FAZER

Crianças do Ensino Fundamental

  • Educação Financeira para Crianças
    São quatro dinâmicas que apresentam por meio de brincadeiras e histórias alguns comportamentos e conhecimentos importantes para uma vida financeira saudável.
  • Jogo Administrando seu Dinheiro
    Adequado para crianças a partir dos 8 anos, o jogo Administrando seu Dinheiro, da coleção Pais&Filhos, é uma atividade bem fácil de realizar. Baseada nas tradicionais corridas da sorte, a brincadeira ajuda a colocar em prática operações matemáticas e conceitos de empréstimos e investimentos. Os voluntários podem usar o fundo PEB para comprar a quantidade necessária de jogos (cada unidade permite até 5 jogadores) e, após a atividade, o material deverá ser doado à escola. Caso você tenha indicação de outros jogos de Educação Financeira, fale com a Equipe PEB.
    "

Jovens a partir do Ensino Médio

  • Consumo Consciente – Baseada na Série “Eu e meu dinheiro”
    Comprar no impulso, sem avaliar a real necessidade e capacidade financeira, é um caminho para o endividamento. Esta atividade, que utiliza a série de vídeos “Eu e meu dinheiro”, produzidos pelo Banco Central, vai ajudar o jovem a, desde cedo, repensar sua relação com o dinheiro e direcionar seus recursos para objetivos de médio e longo prazos, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais gerados pelo consumo. No pdf abaixo você encontra a sugestão de uma atividade completa utilizando os episódios “Eu vou levar” e “Duas vezes Judite”. Para acessar diretamente os vídeos e os respectivos guias de discussão no site do Banco Central, clique aqui. Os vídeos também estão disponíveis para download na aba “Documentos”.
  • Série R$100NEURAS
    Em 13 episódios com cinco minutos de duração, a websérie R$100Neuras trata de assuntos como equilíbrio financeiro, gestão inteligente do dinheiro, poupança e controle de gastos. Tudo na voz da youtuber Fernanda (ou Fê), que relata suas dificuldades com a gestão das próprias despesas, sugerindo dicas para uma administração adequada do dinheiro. Voltada para jovens entre 14 e 18 anos, a série é uma produção da Roquette Pinto Comunicação Educativa em parceria com AEF Brasil e está disponível no site Vida e Dinheiro.

Adultos da Comunidade Escolar (pais, equipe escolar ou moradores do entorno)

  • Educação Financeira na Comunidade Escolar
    Esta atividade foi criada especialmente para que pessoas de baixa renda entendam conceitos financeiros básicos e tenham condições de prosperar utilizando seus rendimentos com consciência e planejamento. São três módulos, que podem ser realizados juntos ou separadamente: “Como fazer bom uso do seu dinheiro”, “Bons e maus empréstimos” e “Família e dinheiro”.

Mulheres da Comunidade Escolar

  • Educação Financeira para Mulheres
    A capacitação das mulheres para o bom uso do dinheiro é um aspecto fundamental do empoderamento feminino. Além de contribuir para que elas tenham maior independência financeira e mais sucesso ao empreender, em geral, cabe às mães a administração do orçamento doméstico e a educação financeira dos filhos. A proposta desta atividade é realizar sessões especiais da atividade Educação Financeira na Comunidade Escolar para mulheres, dando ênfase aos aspectos mais importantes para elas.
Líderes
Equipe PEB
Status
Realizada
Criado em
05/04/18