Eed5fe63 9962 4c4a 90a2 2807698a7990

SEJA VOLUNTÁRIO POR UM DIA

Descrição

De 14 a 20 de maio acontece em todo o Brasil a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira. Organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), a Semana ENEF é uma grande mobilização nacional, que reúne diferentes setores da sociedade na promoção da educação financeira no país.

Neste ano, todos os funcionários e estagiários do Santander poderão participar deste movimento levando seus conhecimentos sobre o tema para amigos, familiares, colegas de trabalho, condomínios ou qualquer outro grupo que tenham acesso e disponibilidade.

COMO FAZER A SUA PARTE NA SEMANA ENEF

1. Cadastre-se utilizando a opção “Seja Voluntário por um dia”
2. Selecione uma das atividades sugeridas abaixo.
3. Realize a atividade, registrando o número de participantes e o tempo da ação.
4. Registre a atividade aqui no Portal do Voluntários, pela opção “Ações Voluntárias”, no menu acima. Depois, clique em “Publicar Ação”.
5. Você já tem uma escola para atuar? Se não, clique aqui escolha uma perto de você.
6. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de parceiros do PEB:

Participe! Seja voluntário por um dia e faça parte desse grande movimento nacional!

ATIVIDADES SUGERIDAS

Toda a Sociedade: amigos, familiares, funcionários e conhecidos

  • Conte a sua história
    Uma atividade muito fácil de realizar e que pode fazer grande diferença na vida dos participantes! Escolha um assunto da educação financeira que você domine e tenha uma experiência prática para relatar. Pode ser sobre a importância de ter uma reserva de emergência, os diferentes tipos de crédito e quando utilizar cada um, caminhos para sair do endividamento, como começar a poupar para o futuro… Depois, compartilhe a sua história com o maior número de pessoas possível. Se precisar de apoio para a sua apresentação, utilize os subsídios da atividade “Educação Financeira na Comunidade Escolar”.

Os funcionários que realizarem esta atividade participarão de um sorteio de camisetas do PEB e terão suas histórias publicadas aqui no Portal dos Voluntários! Para isso, preencha este formulário relatando a sua ação até o dia 20/05/2018.

  • Educação Financeira na Comunidade Escolar
    Esta atividade foi criada especialmente para que pessoas de baixa renda entendam conceitos financeiros básicos e tenham condições de prosperar utilizando seus rendimentos com consciência e planejamento. São três módulos, que podem ser realizados juntos ou separadamente: “Como fazer bom uso do seu dinheiro”, “Bons e maus empréstimos” e “Família e dinheiro”.
  • Educação Financeira para Mulheres
    A capacitação das mulheres para o bom uso do dinheiro é um aspecto fundamental do empoderamento feminino. Além de contribuir para que elas tenham maior independência financeira e mais sucesso ao empreender, em geral, cabe às mães a administração do orçamento doméstico e a educação financeira dos filhos. A proposta desta atividade é realizar sessões especiais da atividade Educação Financeira na Comunidade Escolar para mulheres, dando ênfase aos aspectos mais importantes para elas.

Crianças do Ensino Fundamental

  • Educação Financeira para Crianças
    São quatro dinâmicas que apresentam por meio de brincadeiras e histórias alguns comportamentos e conhecimentos importantes para uma vida financeira saudável.
  • Jogo Administrando seu Dinheiro
    Adequado para crianças a partir dos 8 anos, o jogo Administrando seu Dinheiro, da coleção Pais&Filhos, é uma atividade bem fácil de realizar. Baseada nas tradicionais corridas da sorte, a brincadeira ajuda a colocar em prática operações matemáticas e conceitos de empréstimos e investimentos. Caso você tenha indicação de outros jogos de Educação Financeira, fale com a Equipe PEB.

Jovens a partir do Ensino Médio

  • Consumo Consciente – Baseada na Série “Eu e meu dinheiro”
    Comprar no impulso, sem avaliar a real necessidade e capacidade financeira, é um caminho para o endividamento. Esta atividade, que utiliza a série de vídeos “Eu e meu dinheiro”, produzidos pelo Banco Central, vai ajudar o jovem a, desde cedo, repensar sua relação com o dinheiro e direcionar seus recursos para objetivos de médio e longo prazos, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais gerados pelo consumo. No pdf abaixo você encontra a sugestão de uma atividade completa utilizando os episódios “Eu vou levar” e “Duas vezes Judite”. Para acessar diretamente os vídeos e os respectivos guias de discussão no site do Banco Central, clique aqui. Os vídeos também estão disponíveis para download aqui.
  • Série R$100NEURAS
    Em 13 episódios com cinco minutos de duração, a websérie R$100Neuras trata de assuntos como equilíbrio financeiro, gestão inteligente do dinheiro, poupança e controle de gastos. Tudo na voz da youtuber Fernanda (ou Fê), que relata suas dificuldades com a gestão das próprias despesas, sugerindo dicas para uma administração adequada do dinheiro. Voltada para jovens entre 14 e 18 anos, a série é uma produção da Roquette Pinto Comunicação Educativa em parceria com AEF Brasil e está disponível no site Vida e Dinheiro.

Educação Financeira para Clientes Folha de Pagamento

  • Educação Financeira para Clientes Folha de Pagamento (exclusiva para os voluntários que receberam a indicação dos Redes/Regionais)
    A proposta desta atividade é levar a Educação Financeira para nossos clientes da Folha. Para isso, será utilizada a apresentação “Como viver o presente e prosperar no futuro”, criada especialmente para esse público (não utilizar em palestras nas escolas). Com duração entre 40min e 1h, esta atividade apresenta os principais conceitos sobre o tema e oferece dicas simples e práticas de planejamento financeiro, incluindo como sair do endividamento, como usar o crédito de forma consciente e como poupar e a proteger o patrimônio.
Líderes
Equipe PEB
Status
Aberta
Criado em
27/04/18