'Campanha Consumo Consciente 2018' foi marcada como Realizada! Não é mais possível criar ou alterar as ações relacionadas.
3f780449 d001 4c8d 96f1 7788502f780b

Campanha Consumo Consciente 2018

Descrição

“Nós consumimos para esquecer de nossas preocupações e ansiedades.
Utilizar o consumo em excesso para nos acalmar não é o caminho."
(Thich Nhat Hanh)

O QUE A CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE PROPÕE

De 10 a 23 de setembro queremos criar um grande movimento entre os voluntários do PEB, para que coloquem o consumo consciente em pauta nas escolas parceiras. Todos os funcionários e estagiários do Santander Brasil estão convidados a participar das atividades nas escolas como voluntários por um dia. Sejam bem-vindos!

ATIVIDADES SUGERIDAS

Professores

  • 1. Ação rápida – Hortas em pequenos espaços
    Esta atividade é muito simples: compartilhar com a escola a publicação “Hortas em pequenos espaços”, da Embrapa, incentivando o uso de áreas abandonadas ou pouco utilizadas da escola para essa finalidade. Bom para: qualquer época do ano.

Todas as idades + Comunidade Escolar

  • 2. Arrecadação de livros literários para reutilização
    As feiras de trocas são uma boa maneira de promover o consumo consciente, pois mostram a importância de preservarmos e prolongarmos o uso dos bens de consumo. Nesta atividade, vamos focar na troca ou compra simbólica de livros literários em bom estado. As obras poderão ser arrecadadas pelos voluntários em sua unidade de trabalho ou trazidas pelos próprios participantes. Com o engajamento da comunidade escolar, esta atividade pode ser adaptada para qualquer outro tipo de feira, envolvendo, por exemplo, a troca de uniformes, calçados e brinquedos. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).

Pré-escola e primeiros anos do Ensino Fundamental I

  • 3. Falando de sustentabilidade na Roda de Leitura
    A proposta é realizar a atividade “Roda de Leitura”, do ODS 4, utilizando nossas sugestões de livros que abordam o meio-ambiente e a sustentabilidade. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).

Crianças e jovens a partir do Ensino Fundamental I

  • 4. Ação rápida – Jogando também se aprende!
    Dois jogos ensinam crianças pequenas a darem a destinação correta aos lixos recicláveis. Para essa atividade é necessário que a escola disponha de sala de computação com acesso à internet. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).
  • Ação rápida – É possível consumir de forma consciente?
    Indicada para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, esta atividade tem como intuito fazer uma rápida provocação sobre comportamentos de consumo que geram grandes impactos ambientais, mas podem ser facilmente evitados. Um bom exemplo é o uso de sacolas plásticas. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).

Crianças e jovens a partir do Ensino Fundamental II

  • 5. Qual é a sua pegada?
    Esta ação está dividida em três eixos: uma reflexão sobre os impactos da ação humana no meio ambiente; a realização de uma pesquisa sobre os hábitos de uso de recursos naturais pela comunidade; e o compartilhamento dos resultados desse levantamento. A ideia é que os participantes compreendam os impactos de nossas escolhas no meio ambiente e no clima. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).
  • 6. Ação rápida – Por que e como diminuir nossa produção de lixo?
    Exibição de uma palestra realizada pela Cristal Werlang Muniz, autora do livro “Um ano sem lixo”, no TEDxBlumenau. Nessa palestra ela apresenta rapidamente os problemas ambientais atrelados à geração de lixo e mostra como vem cumprindo o compromisso de reduzir os impactos ambientais de sua vida. Em seguida, o voluntário conduz os alunos em um debate e convida todos a assumirem o desafio de colocar um aprendizado em prática. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).
  • 7. Ação rápida – O vilão dos mares
    Apresentação de dois vídeos sobre a relação entre poluição dos mares e descarte de lixo no meio ambiente. A ideia desta atividade é refletir sobre os impactos do nosso consumo nos ecossistemas e adotar uma ação coletiva que contribua para a mudança. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).
  • 8. Ação rápida – Reduzir e reciclar: vamos viralizar essa ideia!
    Exibição de um vídeo produzido pelo Instituto Akatu sobre os resíduos que a humanidade vem produzido e as consequências da destinação inadequada. Em seguida, a proposta é criar uma campanha pela conscientização dos demais alunos da escola. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).

Jovens a partir do Ensino Médio, equipe escolar e familiares

  • 9. Consumo Consciente
    Comprar no impulso, sem avaliar a real necessidade e capacidade financeira, é um caminho para o endividamento. Esta atividade, que utiliza uma série de vídeos produzidos pelo Banco Central, vai ajudar o jovem a, desde cedo, repensar sua relação com o dinheiro e direcionar seus recursos para objetivos de médio e longo prazos, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais gerados pelo consumo. Bom para: qualquer época do ano.
  • 10. Consumo Consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações. Vamos conhecer essa realidade?
    Apresentação da última pesquisa sobre o panorama do consumo consciente no Brasil, realizada pelo Instituto Akatu, que mostra a evolução da consciência dos brasileiros sobre os impactos de suas decisões de compra. Ao final, cada participante é convidado a definir um desafio pessoal ou uma mudança importante em seus hábitos. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).
  • 11. Ação rápida – Educação financeira: mudança de hábitos em 4 vídeos
    Esta ação envolve a exibição de quatro vídeos sobre consumo consciente e educação financeira produzidos pelo Santander. Em seguida, o voluntário conduz os alunos em um debate e convida todos a assumirem o desafio de colocar um aprendizado em prática. Bom para: qualquer época do ano.
  • 12. Ação rápida – Teste do consumo consciente
    Criado pelo Instituto Akatu, o Teste do Consumo Consciente é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades sobre a forma como consomem. Além disso, oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes. A proposta é convidar os participantes para realizarem o teste e debaterem os resultados. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).
  • 13. Ação rápida – Consumo consciente: essa moda precisa pegar!
    Exibição de uma palestra realizada pelo jornalista André Trigueiro no TEDxSudeste, na qual ele aprofunda temas fundamentais da sustentabilidade como consumo consciente, sociedade de consumo, escassez de recursos naturais, saúde mental e sistema econômico. Pela profundidade dos temas abordados, é interessante realizar o debate em parceria com um professor de história, geografia ou sociologia. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).
Líderes
Equipe PEB
Status
Realizada
Criado em
28/06/18