Bb18f95e ebeb 4308 beae 711ed5057213

MOBILIZE-SE 2018

Descrição

“Nossos problemas foram feitos pelo homem, portanto eles podem ser resolvidos pelo homem. E o homem pode ser tão grande quanto quiser. Não há um problema do destino humano que esteja além dos seres humanos.” John F. Kennedy

O QUE ESTA CAMPANHA PROPÕE

Agir localmente é o primeiro passo para concretizarmos o ideal de um mundo mais justo, seguro e ambientalmente equilibrado, onde ninguém fica para trás. Com as atividades do Mobilize-se 2018, vamos realizar pequenas ações que podem gerar grandes aprendizados sobre solidariedade, empatia e cooperação, resgatando o verdadeiro espírito do Natal.

O QUE NÓS VAMOS FAZER

Comunidade escolar + a sua rede de relacionamentos

  • O que sua escola precisa?
    A proposta desta atividade é promover uma arrecadação de itens necessários para a comunidade escolar. Levante junto à direção da escola quais são as necessidades mais urgentes, avalie a viabilidade da arrecadação e mãos à obra! Podem ser alimentos, materiais escolares, livros, brinquedos, jogos, materiais esportivos, etc.
    Monte uma lista e engaje sua rede de relacionamentos na doação dos itens: colegas de trabalho, clientes, familiares, amigos, comunidade escolar e empresários locais. Para isso, faça o corpo a corpo e também espalhe cartazes por espaços onde essas pessoas circulam, chamando a atenção de possíveis doadores. No dia da entrega, registre tudo com fotos ou vídeos e compartilhe com os participantes da campanha.
  • Eu tenho um amigo
    Nesta atividade, vamos convidar nossa rede de relacionamentos – colegas de trabalho, familiares, clientes, amigos, etc. – para que escrevam cartões de final de ano para os alunos da escola parceira. Neste cartão, peça para que cada um registre seus desejos de esperança, perseverança, sucesso e determinação. Depois, esses cartões poderão ficar expostos em um painel ou mural no pátio da escola. Para isso, forneça aos participantes:
    - Informações sobre a escola parceira, tais como: nomes da escola, bairro onde fica, número de alunos e faixa etária
    - Papel cartão (15cmx15cm)
    - Canetas coloridas
    Aproveite o horário de almoço do seu colega de trabalho, a vinda do cliente à agência ou o almoço no final de semana na família para que eles possam participar da atividade. Essa é uma maneira simples de mostrar aos alunos e profissionais a importância da escola para a comunidade local.

Alunos de todas as idades + Comunidade Escolar

  • Consumo consciente x consumismo
    O Natal é um período em que o incentivo ao consumo está por todos os lados. Hoje, celebrar virou praticamente sinônimo de comprar, às vezes gastando mais do que poderíamos. Mas será que é assim que tem que ser? O consumo é necessário e bom quando é feito com consciência, por isso vamos aproveitar essa época do ano para falar mais uma vez de consumo consciente, envolvendo todo mundo: alunos, equipe escolar e familiares.
    Veja aqui três sugestões de atividades que já integram o ODS 12 e que são sucesso garantido!
  • Boas vindas ao novo ano
    A proposta desta atividade é envolver todo mundo – alunos, equipe escolar e voluntários – na criação de uma linda decoração de Natal e ano novo para a escola. Dê preferência ao uso de materiais naturais – como pedras, galhos de árvores, lãs, tecidos e papeis, por exemplo – ou recicláveis – garrafas PET, caixas de leite, caixas de ovos, etc. – e solte a imaginação! O objetivo é deixar a escola mais iluminada, colorida e bonita para as celebrações de fim de ano.
    Na internet você encontra diversas ideias para usar como base. Escolha algumas para apresentar à escola e combine com a equipe os materiais que deverão ser providenciados. Um projeto bonito e fácil de implementar é convidar cada turma para decorar a porta de sua sala de aula, incluindo mensagens para os demais alunos. Veja aqui alguns exemplos.

Crianças a partir do Ensino Fundamental I

  • Qual é o mundo dos meus sonhos?
    Nesta atividade, vamos convidar os alunos a imaginarem como seria um mundo de paz e cooperação, onde todas as pessoas vivam em segurança e tenham seus direitos assegurados. A proposta é que cada aluno registre seus sonhos de um mundo melhor em cartões, que depois serão expostos em um painel ou enfeitar a árvore de Natal da escola. Leve papel cartão (15cmx15cm) e materiais como tintas e canetinha para que cada aluno confeccione seu cartão (veja aqui alguns exemplos). Então, peça para que os alunos escrevam suas mensagens, que podem ser baseadas em textos famosos, poesias ou músicas, por exemplo (leve algumas inspirações).

Crianças até Ensino Fundamental I

  • Criança quer brincar
    A proposta desta atividade é promover uma arrecadação de brinquedos coletivos, como corda, bola, bambolê, jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, fantoches, etc. A intenção é incentivar as brincadeiras em grupo, que estimulam a socialização das crianças, o compartilhar e o brincar.
    Junto com a escola, monte uma lista e engaje sua rede de relacionamentos na doação dos itens: colegas de trabalho, clientes, familiares, amigos, comunidade escolar e empresários locais. Para isso, faça o corpo a corpo e também espalhe cartazes por espaços onde essas pessoas circulam, chamando a atenção de possíveis doadores. No dia da entrega, registre tudo com fotos ou vídeos e compartilhe com os participantes da campanha.
  • Um conto de Natal
    Faça uma roda de leitura natalina utilizando a obra “Como o Grinch roubou o Natal”. Escrito pelo aclamado autor norte-americano Dr. Seuss, o livro fala de maneira leve e divertida sobre o verdadeiro espírito do Natal. A versão brasileira foi publicada pela editora Companhia das Letrinhas e pode ser encontrada em diversas livrarias. Após a ação, o livro poderá ser doado à escola.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe PEB:
E-mail: peb@fcmconsultoria.com.br
Fones: 11 2659 8254/8255
Celular/ WhatsApp: 11 98526-9910 (Tim)

REGISTRO DAS ATIVIDADES

O registro das informações aqui no Portal do Voluntários é imprescindível para conseguirmos mensurar e reportar os resultados da campanha! Para isso, basta clicar em “Ações voluntárias” > “Publicar ação”. Fique atento às datas:

  • Prazo para inscrição das atividades aqui no Portal dos Voluntários: 21/12/2018
  • Prazo para o reporte dos resultados: 24/12/2018
Líderes
Equipe PEB
Status
Aberta
Criado em
27/11/18