C647e784 d014 4012 a041 b424e2587b4f

ODS 4 | EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Descrição

“Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (Paulo Freire)

O QUE ESTE OBJETIVO PROPÕE

O centro deste Objetivo está na promoção da capacitação e empoderamento dos indivíduos, de forma que as oportunidades das pessoas mais vulneráveis sejam ampliadas. Para isso, é fundamental a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável, em todos os níveis.

O QUE NÓS VAMOS FAZER

Contribuir para a qualidade da educação na escola pública tem sido o ponto central da atuação do PEB. Temos feito isso por meio da promoção da leitura, da valorização do corpo docente e da integração da família na escola. Essas três frentes ainda são grandes desafios em nosso país e, quando bem trabalhadas, podem contribuir para o desempenho dos alunos em sala de aula e para a redução da evasão escolar.

Promoção da Leitura – Todas as idades

  • Rodas de Leitura
    Voltada para crianças e jovens de todas as idades, esta ação proporciona diferentes experiências de leitura e de contato com livros. As rodas de leitura despertam o interesse pelos livros, contribuem para a ampliação de vocabulário e repertório, e abrem portas para conteúdos, conhecimentos, visões e emoções transformadoras. Bom para: Dia do Livro (18/4), Dia do Escritor (25/7) e Dia da Leitura (12/10).

Promoção da Leitura – Crianças e Jovens a partir do Ensino Fundamental

  • Sarau de Poesias
    Dentro das escolas, a poesia ainda é um gênero difícil e secundário, geralmente abordado apenas em seus aspectos gramaticais ou formais. No entanto, por representar os pensamentos e sentimentos dos autores, a poesia também forma leitores mais críticos e reflexivos. Neste sarau, podem ser lidos tanto textos de autores consagrados quanto produzidos pelos próprios participantes. Bom para: Dia do Livro (18/4), Dia do Escritor (25/7) e Dia da Leitura (12/10).
  • Varal com Biografia de Autores Consagrados
    Os estudantes vão aprender muito com esta atividade, que promove a aproximação com autores consagrados por meio de pesquisa e exposição de biografias. Além de contribuir para o ensino da literatura, os varais expostos no espaço escolar vão despertar a curiosidade dos estudantes sobre os autores. Bom para: Dia do Livro (18/4), Dia do Escritor (25/7) e Dia da Leitura (12/10).
  • Entrevista com Escritores Locais
    A proposta é mapear alguns dos escritores que vivem na região e convidá-los para uma conversa com os jovens e/ou a comunidade escolar. A atividade vai promover o conhecimento sobre o processo de escrita e aproximar os participantes desse valioso ofício. Bom para: Dia do Livro (18/4), Dia do Escritor (25/7) e Dia da Leitura (12/10).

Valorização do Corpo Docente – Todas as idades

  • Homenagem aos professores e/ou diretores
    Cartazes, desenhos, discursos, apresentações musicais, cartões, um lanche especial. Há diversas maneiras de organizar uma festa em homenagem aos professores ou diretor da escola, envolvendo alunos, funcionários e pais. A valorização do corpo docente é um dos maiores desafios em nossas escolas públicas e uma das metas do Plano Nacional da Educação. A comunidade escolar pode dar a sua contribuição agradecendo e reforçando a importância desses profissionais. Bom para: Dia do Professor (15/10) e Dia do Diretor (12/11).

Integração Família-Escola – Todas as idades + Comunidade Escolar

  • Dia da Família na Escola
    A parceria entre a família e a escola pode melhorar de maneira expressiva o desempenho dos alunos e favorecer a vida em comunidade. Por isso, essa aproximação permeia várias ações do PEB e é o tema principal desta atividade. A proposta é promover um dia de integração a serem organizado e realizado coletivamente, com uma programação que agrade todas as idades. Podem ser jogos, brincadeiras, artesanato, comidas, música, apresentações musicais, etc. Bom para: Dia da Família na Escola e Dia da Família (8/12).
Líderes
Equipe PEB
Status
Aberta
Criado em
31/01/18