4fd2d53e 3f6a 44a4 8f07 495eef2685a7

ODS 10 | REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Descrição

“Não podemos buscar nossas próprias conquistas e esquecer do progresso e da prosperidade de nossa comunidade… As nossas ambições devem ser amplas o suficiente para incluir as aspirações e necessidades dos outros, por eles e por nós mesmos."
(Cesar Chavez)

O QUE ESTE OBJETIVO PROPÕE

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2016, o Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina. Embora nos últimos o mundo tenha registrado progressos importantes, os ganhos não foram universais: mulheres, grupos étnicos e raciais, populações rurais e cidadãos de alguns países não se beneficiaram desses avanços. Por isso, a visão estratégica deste objetivo não envolve apenas a erradicação da pobreza, mas também a redução das desigualdades socioeconômicas e o combate às discriminações.

O QUE NÓS VAMOS FAZER

O nosso foco de atuação está no debate sobre a diversidade, abrindo espaço para reflexões acerca da inclusão, da valorização das diferenças e do tratamento digno para todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, classe social ou outra condição. Essa abordagem se conecta à meta 10.2, relacionada ao empoderamento e à inclusão social, econômica e política de todos.

Todas as idades

  • Vida e Histórias sobre os Povos do Planeta
    A proposta desta ação é estimular os alunos a pesquisarem diferentes povos que compõem a humanidade, buscando compreender o que nos diferencia e o que nos é comum. Para as crianças menores, há a opção de uma roda de leituras baseada no livro “Crianças como você”, de Barnabas e Anabel Kindersley. Bom para: Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (21/5) e Dia Internacional para a Tolerância (16/11).

Crianças e Jovens a partir do Ensino Fundamental

  • Povos do Brasil
    A cultura brasileira é resultado das culturas dos diversos povos que formaram o nosso país. As provas desse imenso intercâmbio estão na nossa língua, culinária, músicas, danças, religiões e outras manifestações populares. A proposta desta atividade é pesquisar e reconhecer essa bela herança, valorizando a nossa diversidade! Bom para: Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (21/5), Dia Internacional para a Tolerância (16/11) e Dia da Consciência Negra (20/11).
  • Galeria de Atletas Paralímpicos
    Os atletas paralímpicos são um exemplo de resiliência e superação dos obstáculos que a vida apresenta. Além de nos inspirar com suas histórias, eles mostram que, mesmo em condições físicas e sociais desfavoráveis, é possível alcançar resultados surpreendentes. A proposta desta atividade é refletir sobre as fortalezas internas e condições externas necessárias para que todas as pessoas atinjam seus potenciais. Bom para: Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência (21/9).
  • Conhecer as Palavras de Origem Indígena
    Todos sabem que a língua falada no Brasil não veio apenas dos portugueses. Ela também recebeu influência de índios, africanos e migrantes europeus. Nesta ação, a proposta é que os alunos busquem palavras de origem indígena utilizadas em nosso cotidiano e organizem um glossário para exposição na escola. Como atividade adicional, poderá ser organizado um encontro com indígenas locais. Bom para: Dia do Índio (19/4).

Crianças e Jovens a partir do Ensino Fundamental II

  • Inclusão das pessoas com deficiência (Cidade para Todos)
    Pessoas com deficiência têm enormes potenciais para desenvolver e oferecer ao mundo. Mas para que eles tenham suas necessidades plenamente atendidas, é preciso que a sociedade favoreça a participação de todos no contexto social. Nesta atividade, os alunos pesquisarão experiências de governos, empresas e organizações sociais que promoveram, com sucesso, o acesso desse público à saúde, educação, cultura e trabalho, bem como os benefícios dessa inclusão. Bom para: Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência (21/9).
Líderes
Equipe PEB
Status
Aberta
Criado em
31/01/18