4caa63fc 1404 45bd b300 ae4c1630df4c

ODS 12 | CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS

Descrição

“Nós consumimos para esquecer de nossas preocupações e ansiedades.
Utilizar o consumo em excesso para nos acalmar não é o caminho."
(Thich Nhat Hanh)

O QUE ESTE OBJETIVO PROPÕE

Para alcançar as metas deste ODS, precisamos de uma mudança coletiva nos padrões de consumo e produção em nossa sociedade, buscando a redução da pegada ecológica global sobre o meio ambiente. Para avançar no desenvolvimento econômico e social sustentável, este objetivo visa tanto a boa gestão e o uso eficiente dos recursos naturais quanto a conscientização dos consumidores sobre estilos de vida que estejam em mais harmonia com o meio ambiente.

O QUE NÓS VAMOS FAZER

Todas as idades + Comunidade Escolar

  • Arrecadação de livros literários para reutilização
    As feiras de trocas são uma boa maneira de promover o consumo consciente, pois mostram a importância de preservarmos e prolongarmos o uso dos bens de consumo. Nesta atividade, vamos focar na troca ou compra simbólica de livros literários em bom estado. As obras poderão ser arrecadadas pelos voluntários em sua unidade de trabalho ou trazidas pelos próprios participantes. Com o engajamento da comunidade escolar, esta atividade pode ser adaptada para qualquer outro tipo de feira, envolvendo, por exemplo, a troca de uniformes, calçados e brinquedos. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).

Crianças e jovens a partir do Ensino Fundamental II

  • Qual é a sua pegada?
    Esta ação está dividida em três eixos: uma reflexão sobre os impactos da ação humana no meio ambiente; a realização de uma pesquisa sobre os hábitos de uso de recursos naturais pela comunidade; e o compartilhamento dos resultados desse levantamento. A ideia é que os participantes compreendam os impactos de nossas escolhas no meio ambiente e no clima. Bom para: Dia do Meio Ambiente (05/06) e Dia do Consumo Consciente (15/10).

Educação Financeira – Jovens a partir do Ensino Médio

  • Consumo Consciente
    Comprar no impulso, sem avaliar a real necessidade e capacidade financeira, é um caminho para o endividamento. Esta atividade, que utiliza uma série de vídeos produzidos pelo Banco Central, vai ajudar o jovem a, desde cedo, repensar sua relação com o dinheiro e direcionar seus recursos para objetivos de médio e longo prazos, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais gerados pelo consumo. Bom para: qualquer época do ano.
Líderes
Equipe PEB
Status
Aberta
Criado em
31/01/18