Somando forças para transformar o mundo

23/06/2017 16:01

Somos mais de 8 mil pessoas unidas por um objetivo comum e não estamos sozinhos. Temos uma estrutura criada para facilitar a nossa ação, com atividades que concretizam a ambição que queremos alcançar. Já sabemos que as utopias, quando bem estruturadas, movimentam pessoas, que movimentam as transformações. Tenham isso em mente o tempo todo, em cada pequena ação que fizerem, e veremos, juntos, a mudança acontecer. (Jerônimo Ramos, responsável pelo Investimento Social do Santander)

 

Criadas por especialistas em educação e sustentabilidade, as atividades do PEB têm os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como direcionadores. Cada atividade trabalha um aspecto diferente dos ODS e buscam, de maneira divertida e prazerosa, promover:

  • A integração da comunidade escolar (educadores, alunos, pais, funcionários e comunidade do entorno).
  • A formação integral e cidadã das crianças e jovens que frequentam as instituições de ensino parceiras.
  • O empoderamento e a mobilização desses públicos, para que também possam dar a sua contribuição no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Como planejar as ações junto às escolas parceiras

Agende uma conversa com a coordenação da instituição. Na apresentação ao lado, você encontra todas as informações necessárias para apresentar o trabalho do PEB. Faça o download e leve esse material com você.

Avalie a possibilidade de integrar as ações voluntárias ao planejamento anual de atividades que a instituição já possui. Neste momento, é muito importante que a divisão de papeis e o planejamento das ações sejam construídos em parceria com a instituição de ensino.

A meta é que cada núcleo realize ao menos duas ações por ano.

 

Veja, no diagrama abaixo, os passos para realizar uma ação

Uso de recursos do fundo PEB

É possível solicitar recursos financeiros para a realização das ações voluntárias. Confira as regras e os procedimentos:

O que pode ser reembolsado:

  • O PEB reembolsa notas referentes à compra dos materiais necessários para a realização das ações. Por exemplo: compra de livros, lanches para os participantes, toners para impressoras, mudas de árvores, etc. O valor será definido de acordo com a política de voluntariado e limitado a R$ 600,00 ou R$ 1.000,00 por ação.
  • Não há reembolso para prestação de serviços de qualquer natureza. Por exemplo: contratação de buffet, serviço de construção, reforma ou marcenaria, serviços gráficos, fotocopiadora, costureira, monitores de recreação, aluguel de brinquedos para recreação (piscina de bolinhas, escorregador, pula-pula, etc.), etc. Em caso de dúvida, consulte a Equipe PEB

Como proceder:

  1. Baixe e preencha o Formulário para Solicitação de Fundo PEB.
  2. Envie o formulário preenchido para peb@fcmconsultoria.com.br. Aguarde a aprovação da solicitação.
  3. Após a aprovação, você poderá fazer as compras dos itens solicitados.
  4. Os itens de compra deverão ser os mesmos solicitados neste formulário. Qualquer alteração deverá ser consultada com antecedência. Não esqueça de solicitar a Nota ou Cupom Fiscal.
  5. Baixe, preencha e assine o Recibo PEB. Depois, reúna as notas fiscais, o Recibo PEB e envie para análise e aprovação pelo e-mail peb@fcmconsultoria.com.br. Depois, envie as vias impressas para a Torre Santander:  Programa Escola Brasil – Sede JK – 8º andar - Estação 461 – São Paulo/SP
  6. O reembolso será efetuado na conta corrente indicada em até 15 dias a partir da data de envio do malote.

Ainda tem dúvidas? Consulte o tutorial em vídeo ou as Perguntas Frequentes.

 

Infográfico: Simone Chacham