Uma nova agenda para a próxima década

27/06/2017 19:00

 

“Muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável exigem mudanças de atitudes e comportamentos. Os voluntários facilitam esse processo, seja ampliando a consciência ou defendendo essas mudanças e inspirando outras pessoas”. UN Volunteers (tradução livre)

 

Diante dos desafios sociais e ambientais que a humanidade vem enfrentando, 193 nações se organizaram para concretizar um plano de ação que garanta a sobrevivência e o bem-estar das atuais e futuras gerações.

Esse plano está tangibilizado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), liderados pela ONU. Eles são formados por 169 metas sociais, ambientais e econômicas que devem ser colocadas em prática até 2030 (clique aqui para entender como a ONU chegou a esses objetivos e metas).

Não vamos deixar ninguém para trás

avançamos muito na construção de um mundo melhor. O problema é que esses avanços não alcançaram igualmente todas as vidas que habitam nosso planeta. Diante dessa realidade, os ODS nos colocam o desafio gigantesco de criarmos e implementarmos um modelo de desenvolvimento mais justo, igualitário e ambientalmente equilibrado. Há muito a ser feito e cada um de nós conta.

É por isso que, a partir de 2017, revitalizamos e ampliamos o escopo das atividades propostas aos voluntários do PEB, de forma que contribuam para a disseminação dos ODS nas instituições de ensino e comunidades onde atuamos. Assim, seremos mais de 8 mil pessoas somando forças a esse movimento global!

Por que trabalhar os ODS na educação básica e profissional

  • A escola é um espaço de convívio social, interação e novas descobertas para crianças e jovens.
  • As mudanças pelas quais o mundo passará até 2030 afetarão a vida de todos os meninos e meninas.
  • É na escola que se adquire o conhecimento e as habilidades para transformar a realidade. 
  • Quando a criança e o jovem recebem uma educação integral, em que compreendem os desafios da sociedade em que vivem, constroem juízos de valor e novas maneiras de estar e agir no mundo, transformando seu entorno e engajando mais pessoas no desenvolvimento sustentável.