Como criar um núcleo de voluntários

30/06/2017 12:28

Os núcleos de voluntários são constituídos por um ou mais funcionários e/ou estagiários do Santander interessados em atuar de forma contínua, através de parceria oficialmente estabelecida com uma instituição de ensino. Quanto mais ativa e entrosada for essa parceria, maior é o seu potencial de transformação. Afinal:

  • Os voluntários formam vínculos mais duradouros com a escola e a comunidade, o que favorece a criação de uma rede de apoiadores comprometidos com o sucesso dos alunos (familiares, clientes, vizinhos, empresários locais, etc.).
  • Os integrantes do núcleo aprofundam o vínculo de amizade entre eles e vivenciam juntos as experiências que a prática cidadã proporciona: satisfação, conquista de novas habilidades, compartilhamento de conhecimentos, etc.
  • Aos poucos, os voluntários passam a conhecer melhor a realidade da comunidade onde atuam e, assim, podem direcionar melhor as atividades.
  • Todos os núcleos assumem o compromisso de realizar pelo menos duas atividades por ano. Assim, é possível colher melhores resultados no médio e longo prazos.

Como criar um novo núcleo

Se você quer fazer parte da nossa rede de agentes de transformação, veja como criar um novo núcleo seguindo os passos abaixo:

1. Cadastre-se aqui no Portal do PEB. Ao preencher o cadastro, indique no campo “núcleo” a opção 1: inscrição de novos núcleos. Leia com atenção o Termo de Uso do site e o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário.

 

2. Inscreva seu núcleo. Acesse a página Inscrição de Novos Núcleos e clique no botão “Sou Membro”. Em seguida, preencha o formulário de inscrição. Aguarde o contato da Equipe PEB, que enviará um e-mail com o endereço da página do seu núcleo aqui no Portal. Com isso, você já poderá convidar os demais voluntários do núcleo para fazerem parte da página. E não se esqueça de inserir uma foto bem bacana do time!

 

3. Peça para que os outros membros do núcleo também se cadastrem no Portal. Você pode convidar seus colegas de trabalho, familiares, amigos e outras pessoas com as quais se relaciona. Em todos os casos, você pode agilizar o cadastro no Portal utilizando o recurso Convidar para a Rede.

 

4. Faça parceria com uma instituição de ensino. O prazo para formar e formalizar uma parceria é de 45 dias. Para isso, confira aqui nossas dicas! Depois, agende com os gestores escolares (diretor e/ou vice-diretor) uma apresentação do Programa Escola Brasil para que juntos, voluntários e escola, vocês possam analisar a possibilidade de implementação do programa e formalizar a parceria.

A Equipe PEB apoiará o núcleo na apresentação do programa e assinatura do Termo de Parceria com a escola, fornecendo todos os subsídios necessários para o sucesso desta etapa, inclusive indicando uma escola se necessário.

5. Construa um plano de ação. Tenha como base as atividades propostas para o PEB e o planejamento anual de atividades que a instituição já possui. Neste momento, é muito importante que a divisão de papéis e o planejamento das ações sejam construídos em parceria com a instituição de ensino.

6. Registre as ações aqui no Portal do PEB. Após o planejamento, cadastre as ações aqui, dentro do tema correspondente. Depois, faça um registro completo dos resultados, incluindo números de participantes, fotos, depoimentos, etc.

O registro das ações é fundamental para que o PEB possa acompanhar e reportar os resultados. Além disso, ao publicar ações, você está inspirando outras pessoas a promoverem uma ação seguindo o seu exemplo!

 

Foto: Pisco Del Gaiso