“ME AJUDOU A TER CERTEZA DO QUE QUERO PARA O MEU FUTURO”

08/09/2017 13:34

Muitos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Ministro Costa Manso, no Itaim Bibi, em São Paulo, não acreditam que um dia conseguirão ingressar em uma boa universidade pública. Cerca de 80% deles são moradores de Paraisópolis, um dos bairros mais pobres da capital paulista.

Mas a escola tem vários exemplos de alunos que conquistaram esse sonho. Lá, eles são incentivados a desenhar seus projetos de vida e são preparados para alcançar uma boa pontuação no Enem, a prova que pode ajudá-los a conquistar uma vaga na universidade ou uma bolsa de estudos em uma universidade particular.

O núcleo Riscos PF em Ação  é parceiro dessa escola, que recebeu no dia 15 de agosto o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial. Durante uma hora, ele bateu um papo sobre vida e trabalho com 70 estudantes do 3º ano do ensino médio.

Embora tenham começado tímidos, os alunos foram os protagonistas do evento. Além de cuidarem da recepção, eles fizeram perguntas sobre a trajetória de vida do executivo, passando por sua formação, os desafios vividos no dia-a-dia e as responsabilidades. Três mensagens foram ressaltadas por Rial: a importância de trabalhar com ética, de valorizar os estudos e de acreditar no próprio potencial.

“O evento foi ótimo! Aprendi bastante e todos os conselhos do Sérgio Rial foram muito bons, vou levar para o resto da vida”, escreveu um dos alunos na pesquisa de satisfação realizada no final do evento. “Acho superimportante esse tipo de evento no ambiente escolar, pois aprimora nosso conhecimento e nos faz pensar de outras formas”, escreveu outro adolescente. Nas respostas, o núcleo também recebeu diversos pedidos para mais palestras como essa, especialmente relacionadas a profissões e mercado de trabalho.

Na foto à esquerda, a voluntária Luana Bomfim Formiga, o professor e coordenador geral Marcelo de Oliveira Léo, Sérgio Rial e os alunos Matheus Felipe Santos da Silva e Vivian Costa Moreira. No centro, a aluna Ana Bárbara Aguiar Pereira. Na foto à direita, o professor Marcelo de Oliveira Léo, Marcos Madureira (Vice-presidente Executivo do Santander), a professora Ana Lídia de Oliveira Santos, Sérgio Rial, os alunos Victoria de Oliveira Araújo, Rubens Gonçalves Almeida, Vivian Costa Moreira e Matheus Felipe Santos da Silva (ao fundo), Jerônimo Ramos (Superintendente de Sustentabilidade do Santnader), Gabriel Medeiros (ex-aluno) e os voluntários do PEB.
 

Você também pode realizar uma feira de profissões na sua escola!

A geração de trabalho entre os jovens é um dos temas abordados pelo ODS 8, que endereça aspectos relacionados a trabalho decente, inclusão social e crescimento econômico. Vocês podem contribuir convidando pais e profissionais para compartilharem suas histórias profissionais, ampliando o repertório de escolhas e incentivando o gosto pelo empreendedorismo, a economia criativa e novos mercados de trabalho. Veja o passo-a-passo.

 
Fotos: Taciana Suzuki
 
 
 
 
 
Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se