MOBILIZAÇÃO PELO CONSUMO CONSCIENTE

21/09/2017 13:55

Desde 2 de agosto a humanidade está em dívida com o planeta. Foi nesse dia que a nossa demanda por recursos naturais ultrapassou a capacidade do planeta de se regenerar durante o período de um ano. É o chamado “Dia da Sobrecarga da Terra”, calculado pela Global Footprint Network (GFN), uma organização internacional especializada em medir os impactos do consumo humano sobre o meio ambiente. 

Na prática, o que isso significa? Que do dia 2 de agosto ao dia 31 de dezembro, nosso planeta não conseguirá repor a água nem os demais recursos naturais que consumimos, nem processar todo o lixo que geramos nesse período, nem reabsorver todos os gases poluidores que emitimos.

Antes que essa dívida vire uma bola de neve, é melhor agir!

Quitar essa enorme dívida exige mudanças em nossos sistemas produtivos, hábitos de consumo e estilo de vida. O bom é que essa transformação já está acontecendo e você, funcionário do Santander e voluntário do PEB, tem três maneiras de ajudar esse movimento a crescer.

 

1. De 9 a 20/10, participe da mobilização do PEB pelo consumo consciente:

Passo 1: Escolha uma das atividades relacionadas ao ODS 8, que abordam o uso consciente do dinheiro, ou ao ODS 12, que abordam conceitos e práticas de consumo consciente.

Passo 2: Planeje a realização em parceira com a escola e cadastre a atividade aqui no Portal dos Voluntários até 6/10. Até essa data, você poderá solicitar o valor de R$ 1 mil que está sendo disponibilizado para a realização de cada atividade. Veja nas perguntas frequentes como solicitar o Fundo PEB.

Passo 3: Prepare-se utilizando as informações disponíveis no PDF da atividade.

Passo 4: Realize e registre os resultados no Portal dos Voluntários até 6/11.

Passo opcional: Para fazer ainda mais, conheça e apresente à sua escola o Edukatu, uma rede de aprendizagem sobre consumo consciente sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental. A iniciativa é do Instituto Akatu, que recebe o apoio do Santander desde a sua criação.

 

 

2. Incorpore o consumo consciente em sua vida pessoal: 

Ao colocar  o consumo consciente em prática na sua vida, você passará a consumir de modo menos automático e impulsivo e também influenciará outras pessoas, especialmente os amigos, filhos e familiares. Confira as dicas e informações do Instituto Akatu!

 

3. Conheça os financiamentos socioambientais:

Você sabia que o Santander possui financiamentos voltados para a aquisição de equipamentos e implementação de projetos para economia de água, eficiência energética, geração de energia renovável e gestão de resíduos, entre outras soluções? Conheça as opções para pessoas físicas e jurídicas

 

 
Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se