FESTAS JUNINAS E JULINAS

13/06/2018 17:41

Olá voluntários!

Os preparativos para as festas juninas nas escolas já estão a todo vapor. E você? Já pensou em como dar a sua contribuição? Nós temos algumas sugestões bem bacanas para você unir diversão, cultura e geração de recursos para a escola.

Confira nossas dicas abaixo e boa festa!

Arrecadação de prendas para a festa junina

Criada originalmente para a Semana Somos Santander, esta atividade pode ser um jeito simples e rápido de arrecadar recursos financeiros para a realização de melhorias na escola parceira. Pode ser a reforma da biblioteca, pintura das salas, compra de livros, materiais escolares ou equipamentos de informática, esportes ou recreação, por exemplo. Veja os passos:

  1. Verifique junto à escola qual melhoria poderia ser realizada e qual seria a meta desejada para a arrecadação.
  2. Faça uma campanha para arrecadação de prendas junto à comunidade escolar, comércio ou pequenos negócios localizados no entorno da escola, colegas de trabalho, familiares e outras pessoas da sua rede de relacionamentos. Podem ser alimentos não perecíveis, brinquedos, jogos, utensílios para casa, objetos decorativos ou até mesmo “vale corte de cabelo”, “vale refeição”, “vale compras”, etc.
  3. Defina uma brincadeira / barraca e o valor que será cobrado dos participantes. Todo o dinheiro arrecadado será destinado à melhoria escolhida pela escola. Uma boa ideia é utilizar as prendas na montagem de cestas para um bingo ou leilões silenciosos.
  4. No dia da festa, o propósito poderá ser divulgado para o público por meio de cartazes, no convite da festa e durante a festa. Isso vai estimular as pessoas a contribuírem mais!
  5. Verifique se a comunidade escolar pode ser convidada para a festa. Isso vai aumentar as chances de chegar à arrecadação desejada.

Barraca de prendas literárias

Nesta atividade os voluntários ficam responsáveis por uma barraca de brincadeiras na festa junina prevista da escola. O diferencial estará nas prendas: livros literários novos ou usados arrecadados por meio de uma campanha de doações. Veja os passos:

  1. Verifique se a instituição já previu em seu calendário a realização de uma festa junina e questione a possibilidade de incluir a proposta da barraca de prendas literárias.
  2. Faça uma campanha para arrecadação de livros junto à comunidade escolar, comércio ou pequenos negócios localizados no entorno da escola, colegas de trabalho, familiares e outras pessoas da sua rede de relacionamentos. No caso de livros usados, é muito importante que estejam em excelente estado de conservação. Se possível, converse com a professora de português para fazer uma seleção obras de qualidade e adequadas às faixas etárias das crianças.
  3. Em parceria com a escola, prepare os materiais necessários para a montagem da barraca.
  4. No dia da festa, separe os livros por faixa etária e incentive a participação do público! Se possível, enfeite a barraca com frases de valorização dos livros e da leitura.

A versão completa desta atividade envolve a participação dos alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental na montagem, organização e condução da atividade. A proposta é que eles integrem um grupo de trabalho composto por voluntários, alunos e professores. Clique aqui para baixar o pdf com o passo-a-passo completo.

Festa das diferentes culturas regionais

A proposta desta atividade é sensibilizar os alunos para que reconheçam as diferentes manifestações culturais relacionadas aos festejos juninos, estimulando-os a pesquisarem, identificarem e valorizarem essa diversidade a partir de uma vivência com um grupo folclórico local. Para isso, você vai precisar:

  1. Envolver os alunos na pesquisa de festejos juninos regionais.
  2. Levantar os grupos folclóricos da região para a realização de uma apresentação na escola.

Clique aqui para baixar o pdf com o passo-a-passo completo.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se