CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE

27/08/2018 16:54

No último dia 1o de agosto, o nosso planeta entrou no cheque especial. Foi quando marcamos o Dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day), momento em que a demanda da humanidade por recursos da natureza ultrapassa o que o planeta consegue regenerar durante um ano.

Segundo os cálculos da organização, até 31 de dezembro a população mundial terá consumido 70% mais recursos naturais e serviços ecossistêmicos do que a Terra é capaz de prover. Ou seja, precisaríamos de 1,7 planetas para continuar atendendo ao consumo humano. Fazemos isso, por exemplo, por meio da pesca predatória, do consumo excessivo dos recursos naturais e gerando lixo e dióxido de carbono em quantidades que o planeta não consegue absorver.

A cada ano essa data chega mais cedo, mas a gente acredita que é possível reverter esse quadro.

 

Como podemos agir para ser parte da solução?

De 10 a 23 de setembro vamos criar um grande movimento entre os voluntários do PEB, para que coloquem o consumo consciente em pauta nas escolas parceiras. A conscientização sobre esse tema é tão relevante para o nosso futuro que virou uma das metas relacionadas ao ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis:

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.  

Ou seja, se você organizar uma simples palestra sobre esse tema já estará dando uma contribuição super importante. Para quem tiver disponibilidade e encontrar abertura da escola, uma boa ideia é realizar três atividades ao longo da semana, cada uma delas buscando um objetivo diferente:

  1. Conscientizar: apresentar dados e fatos relacionados à quantidade de lixo que geramos, explicar o que é mudança climática e suas consequências, apresentar como temos usado os recursos naturais à exaustão... Há diversos assuntos que podem ser abordados e você pode selecionar um deles em parceria com a escola. Ao fazer isso, é importante apontar as soluções que vêm surgindo para contornar esses problemas. O puro alarmismo nos deixa sem ação, com a sensação de que não temos poder ou capacidade para provocar mudanças. Ao apontar soluções mostramos que podemos virar o jogo.
  2. Sensibilizar: colocar as crianças e jovens em contato com essa realidade pode ser um segundo passo. Você pode pensar em projetos de pesquisa (sobre o histórico climático, as leis ambientais ou o processo de urbanização da cidade, por exemplo) ou na exibição de documentários relacionados ao tema (veja aqui e aqui algumas sugestões).
  3. Agir: para fechar a semana do consumo consciente com chave de ouro, convide os alunos para a ação! Pode ser algo simples, como a elaboração de uma carta dirigida ao prefeito da cidade, um mutirão de limpeza, uma feira de trocas ou uma competição para ver qual turma consegue recolher mais materiais recicláveis.

Para te apoiar na concepção e organização das atividades, conte com a parceria de professores de biologia ou geografia. Outra possibilidade é convidar representantes de ONGs ambientais ou especialistas na área para uma palestra.

 

Veja as atividades sugeridas

A gente também preparou para você algumas sugestões de ações rápidas e completas sobre esse assunto. Veja aqui o passo-a-passo e mãos à obra!

Atenção: se você não é integrante de um núcleo e deseja atuar como voluntário por um dia, clique aqui.

 

Fique de olho no calendário

O registro das informações aqui no Portal do Voluntários é imprescindível para conseguirmos mensurar e reportar os resultados da campanha! Fique atento às datas:

  • Prazo para inscrição das atividades aqui no Portal dos Voluntários: 10 de setembro
  • Prazo para o reporte dos resultados: 28 de setembro

Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente:

E-mail: peb@fcmconsultoria.com.br

Fones: 11 2659 8254/8255

Celular/ WhatsApp: 11 98526-9910 (Tim)

 

Solicitação de Fundo PEB (apenas para voluntários de núcleo)

  • Caso necessite adquirir recursos materiais para sua ação, acesse o formulário de solicitação pelo menu ”Biblioteca” do Portal dos Voluntários ou clicando aqui. 
  • Todas as ações (rápidas e completas) terão o limite de R$1.000,00 (mil reais) para aquisição dos recursos.
  • Solicite o Fundo com antecedência.
  • Só compre os materiais para a ação após a aprovação da sua solicitação do fundo.
  • Após as compras, guarde as notas ou cupons fiscais para a solicitação de reembolso. Para fazer a solicitação, baixe o formulário pelo menu ”Biblioteca” do Portal dos Voluntários ou clique aqui.

 

FOTO: Mariana Chama

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se