CRIANÇA, PRIORIDADE ABSOLUTA

17/09/2018 10:18

“Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. Constituição Federal

 

Celebrar o Dia das Crianças pode ser muito mais que dar presentes e distribuir guloseimas. Em um país onde os direitos de meninos e meninas ainda são desrespeitados, é urgente agir para transformar essa realidade. É possível fazer isso sem perder a alegria dessa data. Veja aqui as nossas sugestões!

1. Rua para Todos: promover as brincadeiras tradicionais, como pular corta, queimada e amarelinha, é uma maneira super gostosa de celebrar o Dia das Crianças, não é? A gente concorda, por isso a nossa principal sugestão para essa data é a realização da atividade Rua para Todos. Diversas pesquisas demonstram que o livre brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, especialmente se a brincadeira incluir o contato com a natureza e a integração da comunidade escolar.

Veja o passo a passo desta atividade

 

2. Dia da Família na Escola: outra possibilidade é trazer as famílias para brincar e celebrar dentro da escola. Além de divertido, aproximar os adultos do ambiente escolar é uma medida importante para a melhoria do desempenho dos alunos.

Veja o passo a passo desta atividade

 

3. Fórum sobre o ECA: o artigo 227 da nossa Constituição Federal estabelece que a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens é prioridade absoluta. A infância é uma fase determinante para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional dos cidadãos, portanto influencia diretamente na formação da sociedade. Nesta atividade, a proposta é difundir o Estatuto da Criança e do Adolescente na comunidade escolar e convidar alunos, pais e professores e refletirem sobre suas responsabilidades no cumprimento dessa lei.

Veja o passo a passo desta atividade

 

4. Exibição do filme “O começo da vida”: a forma como as crianças vivem a Primeira Infância, desde a gestação até os 6 anos, é essencial para definir o futuro de cada uma delas. Conscientizar os pais e toda a comunidade escolar sobre esse tema pode contribuir para avançarmos no cuidado e proteção integrais aos pequenos.

Veja aqui como organizar uma exibição na escola

 

Conheça a nova apresentação do PEB

Acabamos de publicar aqui no Portal dos Voluntários uma ferramenta super útil para quem vai explicar como o PEB funciona ou fazer o planejamento das ações na escola parceira. Além de um resumo sobre o Programa, na nossa nova apresentação institucional você encontra todos os passos para organizar uma ação voluntária e sugestões de datas relevantes para o calendário escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Mariana Chama

 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se