EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

09/10/2018 15:52

Falar sobre consumo consciente é muito mais que falar sobre fazer boas escolhas no uso do dinheiro. É mostrar que todos nós, por meio de nossas decisões de consumo, podemos ser parte da solução. É usar o nosso poder de escolha para provocar mudanças positivas.

Durante a campanha do consumo consciente, voluntários do PEB levaram esse tema tão importante para dentro das escolas parceiras. Embora a participação tenha sido menor que no ano passado – foram 23 ações, 11 a menos que em 2017 –, as atividades realizadas neste ano tocaram no assunto mais a fundo.

Um dos núcleos mais ativos foi o Crescer Juntos, de Triunfo, no Rio Grande do Sul. Eles realizaram quatro ações na escola parceira:

  • “O vilão dos mares”, que envolveu apresentação de dois vídeos, um sobre a poluição dos mares e outro sobre o descarte do lixo.
  • “Hortas em pequenos espaços”, com a divulgação de uma cartilha produzida pela Embrapa para os professores e equipe pedagógica. Esta ação, tão simples, poderá render uma ação maior no futuro.
  • “Reduzir e reciclar, vamos viralizar essa ideia”, que abordou a enorme quantidade de resíduos que a humanidade vem produzido e as consequências da destinação inadequada.
  • “Por que e como diminuir nossa produção de lixo?”, que mostrou exemplos e soluções para uma vida mais responsável e com menores impactos ambientais.

São ações rápidas e simples, mas que certamente plantaram as sementes de um novo estilo de vida no coração das novas gerações. É assim que a transformação acontece!

 

 

Registro das atividades realizadas pelo núcleo Crescer Juntos.

 

Vamos plantar um futuro melhor?

As ações rápidas da campanha do consumo consciente foram incluídas no catálogo permanente de atividades do ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis. Isso significa que você poderá realizá-las a qualquer momento.

Ainda dá tempo de atuar no Dia da Criança

Veja aqui as nossas sugestões para a data mais querida do ano!

 

Fotos produzidas pelos voluntários. No destaque, foto de Mariana Chama.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se