BORA FAZER UM 2019 INCRÍVEL?

14/03/2019 11:38

Dados compilados no Anuário Brasileiro de Educação Básica 2018 mostram que nossas escolas estão carentes de infraestrutura: apenas 44,8% contam com biblioteca ou sala de leitura. Cerca de 14% sequer têm o básico (água filtrada, esgoto, banheiro e/ou energia elétrica).

Um pesquisa realizada pelo Todos pela Educação revelou que os nossos professores também precisam de ajuda: quase 30% fazem trabalho extra para complementar a renda e 49% não recomendam a profissão. Entre os motivos para a insatisfação com a carreira está a desvalorização, que apareceu em 48% das respostas.

Esses e outros dados mostram um cenário desafiador, mas possível de mudar se todos fizermos a nossa parte. Se você ainda não realizou nenhuma atividade neste ano, que tal começar levando um pouco de alegria e motivação para a sua escola parceira? Veja aqui as nossas sugestões: 

1. Arrecadação de livros e outros materiais para a escola: realizar uma campanha para a arrecadação de livros que possam ser utilizados pelos alunos ao longo do ano letivo. As obras poderão ser doadas à biblioteca da escola ou diretamente aos alunos, para que eles comecem a formar sua biblioteca em casa. 

A campanha também poderá abranger materiais escolares ou outros itens necessários para a instituição de ensino. Levante junto à direção quais são as necessidades mais urgentes, avalie a viabilidade da arrecadação e mãos à obra! Podem ser alimentos, materiais escolares, livros, brinquedos, jogos, materiais esportivos, etc. Veja o passo a passo

2. Dia da família na escola: a parceria entre a família e a escola pode melhorar de maneira expressiva o desempenho dos alunos e favorecer a vida em comunidade. Por isso, a proposta é promover um dia de integração, com uma programação que agrade todas as idades. Podem ser jogos, brincadeiras, artesanato, comidas, música, apresentações musicais, etc. 

Outra possibilidade é organizar um dia para os pais e responsáveis irem à escola conhecer de perto a professora e o espaço onde suas crianças estudam. A escola pode ser enfeitada com faixas de boas vindas e em cada sala pode ser oferecido um pequeno lanche. Veja o passo a passo

3. Homenagem aos professores: cartazes, desenhos, discursos, apresentações musicais, cartões de agradecimento, presentes, um almoço especial... Há diversas maneiras de organizar uma homenagem aos professores. Mesmo uma simples demonstração de carinho e admiração pode ajudar a aproximar e reforçar a importância dos docentes na vida dos alunos. Veja o passo a passo

 

Foto de destaque: Mariana Chama
 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se